Confira o passo a passo de como começar a decorar um apartamento

  • Home
  • DIY
  • Confira o passo a passo de como começar a decorar um apartamento

Apartamento adquirido, mudança feita, tudo pronto! Será mesmo? Uma parte bastante importante de quando nos mudamos, com certeza, é a decoração. Afinal, ter um cantinho para chamar de nosso requer algumas adaptações até que tudo fique com a nossa cara. E, é claro, tudo isso precisa caber no bolso!

Mas nesse momento várias dúvidas podem surgir. A primeira delas muitas vezes é: por onde começar a decorar um apartamento? A verdade é que são muitos fatores para considerar, e a boa notícia é que preparamos um passo a passo para ajudar você nessa missão! Vamos lá?

Estabeleça prioridades

Esse, com certeza, é o primeiro e mais importante passo. Aqui, é importante pensar o que é prioridade para você: quarto, sala, cozinha? Do que você não abre mão primeiro? A partir disso, comece a considerar os móveis que ficarão em cada lugar. 

Pense também, por exemplo, se não há problemas em você dormir em um colchonete por um tempo até ajeitar outros detalhes pela casa. Assim, fazendo concessões e se organizando, é possível começar por aquilo que você considerar mais importante.

E aí quando as coisas começarem a ficar do jeito que você imagina, será possível pensar em comprar uma boa cama e descansar sossegado.

Fique atento ao tamanho dos ambientes

Nada de sair comprando móveis e objetos de decoração sem considerar as dimensões dos ambientes de casa, hein? Para evitar isso, uma ideia é fazer um esquema da planta, inserindo e testando itens que vão compor os cômodos.

Nesse caso, é superimportante medir tudo o que será colocado, tendo em mente a disposição harmônica e com o cuidado de não atrapalhar áreas de passagem, por exemplo. Fuja também do excesso de objetos, pois por mais que goste de mais de um sofá, ele pode não caber na sala — e no bolso também!

Monte uma planilha de custos

A empolgação de decorar o próprio apartamento é comum e muito importante. Com ela, o envolvimento com o seu cantinho é maior e, no fim das contas, são maiores as chances de sair tudo como você sempre quis.

Porém, é preciso tomar cuidado com os custos disso. Uma planilha pode ser a solução para evitar gastos excessivos e ajudar a se planejar quanto ao orçamento disponível e à ordem de aquisição dos itens necessários. Nela, é possível anotar gastos, fabricantes e até formas de pagamento.

Veja o que pode ser aproveitado

E nem só de comprar consiste a decoração de um apartamento! Aproveitar móveis que já são seus ou até mesmo de doação de parentes e amigos é uma ideia superinteressante. Já imaginou, por exemplo, aquele baú velho sendo restaurado e decorando um cantinho da sala?

Nesse caso, além da economia, é possível investir em estilos que são tendências — como o vintage — e impressionar as visitas com uma decoração autêntica. Personalização também é uma ótima pedida e dá um novo ar para os itens. A ordem aqui é não desperdiçar!

Conte com uma consultoria de decoração

Acredita que essas são decisões difíceis de tomar? Acha também que contar com a ajuda de um profissional pode fugir muito do orçamento, não é? Pois acredite: é possível sim gastar pouco e ter aquela ajuda que salva você desse sufoco!

Isso porque esse tipo de serviço, além de ser uma tendência, é cada vez mais acessível. Ele pode até mesmo ser feito virtualmente. Assim, o decorador será a pessoa certa para dizer o que é melhor para cada ambiente do seu novo apartamento e dará sugestões de paletas de cores, móveis, estilos adequados e até mesmo fornecedores.

Dessa maneira, mesmo que o ambiente não seja tão grande, será possível aproveitar ao máximo o potencial de todos os cômodos. Afinal, móvel com pequenas metragens é o que não falta no mercado!

Viu só como começar a decorar um apartamento pode não tão difícil assim? Seguindo o nosso passo a passo, com certeza seu novo lar vai ficar do jeitinho que você imaginou.

Gostou do post? Então, que tal entender melhor como definir um estilo de decoração que combine com você? Leia neste nosso outro artigo!

Deixe um comentário

Share This