Confira como decorar um espaço com sala e cozinha conjugada!

  • Home
  • Decoração
  • Confira como decorar um espaço com sala e cozinha conjugada!

O seu lar é pequeno e você sente dificuldade em decorá-lo e aproveitar bem o espaço disponível? Acredite: muita gente também enfrenta essa situação! Não é à toa que tem crescido o número de pessoas que apostam em ambientes integrados, como a sala conjugada com cozinha, para fazer a residência ficar mais bonita, funcional e aconchegante.

Inclusive, essa é uma medida que se tornou comum em imóveis compactos — em especial os apartamentos, que têm se popularizado cada vez mais nas grandes cidades.

No entanto, saber como planejar esse espaço da casa nem sempre é uma tarefa fácil e costuma causar muitas dúvidas, não é mesmo? Por essa razão, preparamos este post para ajudá-lo a deixar o seu cantinho do jeito que você sempre quis. Acompanhe! 😀

Esteja atento à paleta de cores

Para começar, é muito importante que você se atente à paleta de cores. Isso porque esse costuma ser um dos maiores problemas das pessoas em um espaço integrado — e é fácil entender o porquê, não é mesmo? Quando ela não é pensada de uma maneira contínua, os ambientes ficam confusos visualmente e parecem brigar entre si.

Com isso, eles se tornam cansativos e incômodos, o que é péssimo, já que ambos são lugares onde você passa bastante tempo (seja preparando suas refeições ou assistindo TV, por exemplo).

Por essa razão, ao decorar, tenha em mente que não são dois recintos diferentes e isolados. Ao contrário, ambos estão conectados, logo, não só as cores das paredes, como também os tons dos móveis, dos acessórios decorativos, dos estofados e afins devem harmonizar entre si, criando uma unidade visual.

Escolha bons revestimentos

Fora a paleta de cores, é essencial que você escolha bem os revestimentos da sala conjugada com cozinha. A razão disso é que eles devem ser versáteis e funcionar tanto para um ambiente quanto para o outro — até mesmo para não gerar gastos desnecessários!

Basta lembrar que um piso de madeira, por exemplo, é muito bem-vindo em uma sala, mas, em uma cozinha, pode se tornar uma fonte de dores de cabeça. O motivo? É que o material não pode ser molhado ou ficar exposto à umidade porque a água o deteriora e, eventualmente, fará com que ele precise ser trocado.

Por isso, algumas opções são a cerâmica, o porcelanato, o cimento queimado ou o granilite. Já para as paredes, o indicado é não utilizar pastilhas que podem remeter à área de serviço ou ao banheiro/lavabo. No lugar, uma boa sugestão são os ladrilhos hidráulicos ou os azulejos decorativos.

Invista em eletrodomésticos com um visual agradável

Outra dica importante é investir em eletrodomésticos que compartilhem de um mesmo formato — o que inclui o material, a cor, os adornos etc. Afinal de contas, em um espaço integrado, você consegue ver tudo (ou quase tudo) do que faz parte da cozinha estando do outro lado, ou seja, na sala. Logo, não dá para marcar bobeira quanto a esse detalhe, concorda?

Do contrário, os eletrodomésticos logo vão se destacar e chamar a atenção negativamente por não seguirem um padrão e mais parecerem ter sido comprados de forma avulsa. Uma boa sugestão para resolver essa questão é pensar no estilo de decoração que você deseja adotar no seu lar antes de adquirir qualquer item.

Por exemplo, se você gosta do industrial, é uma boa optar por aparelhos de aço inoxidável, que têm uma inconfundível paleta de tons de cinza. Agora, se a sua preferência é o vintage, a melhor pedida são os eletrodomésticos retrô, que resgatam as cores chamativas e o design mais curvilíneo que fizeram sucesso nos anos 50 e 60.

Procure verticalizar o espaço

A quarta dica sobre como decorar sala conjugada com cozinha é não horizontalizar a decoração do espaço como muitos estão acostumados a fazer, mas, sim, o oposto: verticalizá-la. Sim, isso mesmo que você leu! Nada de exagerar no mobiliário e tornar os ambientes abafados e sobrecarregados — até porque o excesso de móveis contribui para o acúmulo de coisas e dificulta tanto a organização quanto a limpeza do lar, certo?

Sendo assim, uma boa ideia é investir em um melhor uso das paredes com a instalação de prateleiras, nichos, armários/aparadores aéreos etc. Assim, você consegue manter o local em ordem e, de quebra, o torna visualmente maior, mais bem iluminado e mais ventilado.

Pense em alternativas para o sofá

Há pouco, a gente falou sobre verticalizar o espaço para torná-lo maior e menos abafado, lembra? Contudo, de nada adianta ter esse cuidado se você não pensar em alternativas para o sofá. Isso porque, em salas realmente pequenas, não é indicado ter modelos muito grandes ou, ainda pior, um conjunto deles.

Você corre o risco de deixar o ambiente sem área de circulação e ter que fazer um verdadeiro malabarismo toda vez que precisar atravessá-lo para ir aos demais cômodos. Consegue imaginar a situação? Não dá, não é? :/

Por isso, uma boa ideia é adquirir um sofá compacto e contar com alternativas para que seus convidados tenham onde se sentar — que, é claro, sejam fáceis de mover de lugar, como bancos e/ou pufes.

Aposte no balcão em sua sala conjugada com cozinha

“E se a minha sala conjugada com cozinha tiver uma metragem que impossibilite utilizar uma mesa de jantar. O que devo fazer?”, você deve estar se questionando. Nesse caso, não se preocupe! Há uma solução simples que você pode adotar: apostar em um balcão.

Além de servir como uma divisória entre os dois recintos — delimitando bem cada canto para que as atividades realizadas em um cômodo não interfiram nas que ocorrem no outro —, ele é capaz de funcionar sem dificuldades como uma área para refeições. Para tanto, só é preciso se atentar em relação às medidas dele, como:

  • o espaço/vão interno, que deve ter entre 25 e 30 centímetros para que as pessoas possam acomodar as pernas confortavelmente;
  • a altura do móvel, que deve ter entre 80 a 110 centímetros dependendo da média de altura dos moradores.

Vale lembrar também que o tamanho das banquetas deve ser proporcional à altura do balcão para que você não fique muito abaixo ou muito acima da superfície dele, tornando a hora de comer bastante incômoda e uma verdadeira missão impossível!

Como você viu, é possível, sim, decorar uma sala conjugada com cozinha de maneira inteligente e otimizada não só para aproveitar melhor a metragem do imóvel, mas para deixar o ambiente integrado mais bonito e confortável. Caso você ainda tenha dúvidas ou queira orientações mais específicas, vale a pena contratar um serviço de decoração online!

Aproveite, então, e entre já em contato com a gente agora mesmo. Vamos adorar ajudá-lo a transformar o seu lar e deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou! o/

Deixe um comentário

Share This