Confira 5 dicas práticas para limpar estofados

  • Home
  • DIY
  • Confira 5 dicas práticas para limpar estofados

Sofás, poltronas, pufes, bancos, cadeiras etc. — há uma infinidade de peças que são fundamentais na decoração do seu lar e são fabricadas parcial ou totalmente com os mais diferentes materiais, do linho até o couro. 

Por conta disso, é natural surgirem dúvidas sobre como limpar estofados e mantê-los conservados por mais tempo para evitar despesas desnecessárias com reparos ou mesmo substituições. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples que vão ajudar você com essa tarefa. Acompanhe!

1. Use uma escova de mão

Sabia que estofados de linho, veludo e camurça podem ser limpados facilmente a cada sete dias com uma escova de mão? Só é preciso estar atento às cerdas dela, que devem ser macias e maleáveis para retirar a sujeira sem dificuldade e sem causar atrito com o tecido. 

Ah, e uma dica de ouro é sempre passá-la no sentido de dentro para fora, nunca de maneira circular para não espalhar a poeira.

2. Utilize um pano úmido

Já os estofados de couro, em especial os que são revestidos com couro natural, merecem atenção redobrada da sua parte. O motivo disso é que esse material é mais delicado e qualquer descuido pode causar arranhões e até pequenas fissuras na superfície dele. :/

Portanto, em vez de usar uma escova para retirar a sujeira, utilize um pano de microfibra úmido de água ou, se preferir, de vaselina, ou um hidratante de couro — assim, você o higieniza e hidrata ao mesmo tempo. 

3. Tenha um aspirador de pó portátil

Ter um aspirador de pó portátil é de grande ajuda para limpar estofados. Isso porque esse aparelho é mais fácil de manusear do que o tradicional e tem um bocal reduzido, o que lhe permite acessar os cantos mais difíceis de sofás e poltronas e, assim, remover a poeira e os pelos de animais que ali se acumulam — quem tem pet em casa sabe do que a gente está falando! 

4. Não aplique sabão, detergente ou alvejante no estofado

Sem querer, você derrubou algum líquido ou comida sobre o estofado e agora ele está manchado? Pois muita calma nessa hora! Afinal, ao se deparar com essa situação, muita gente se desespera e aplica detergente, sabão ou até alvejante na área suja a fim de limpá-la. 

Porém, além de a mancha nem sempre sair, você ainda corre o risco de provocar o aumento dela ou mesmo um desbotamento do tecido, pois os componentes desses produtos não são indicados para estofados, mas para roupas. 

Por isso, o ideal é fazer uma mistura de água e vinagre e, com o auxílio de um pano, esfregar suavemente o local até a mancha desaparecer. “E se, mesmo assim, ela continuar?”, você deve estar se questionando. Bem, nesse caso, o indicado é contratar uma empresa especializada em lavagem a seco, que aplica produtos específicos para a remoção de manchas profundas sem descolorir o tecido.

O processo não leva mais do que algumas horas e é feito sem uso de água para não danificar a estrutura da peça em questão.

5. Invista em uma capa para proteger e conservar o sofá

Por fim, uma ótima dica para limpar estofados e mantê-los conservados por mais tempo é investir em uma capa para o seu sofá. Dessa forma, ele fica coberto 24 horas por dia e não é exposto a pó, pelos e demais impurezas.

Sem falar que ela evita a passagem do suor para o estofado e a exposição dele aos raios solares — algo que é fundamental para preservar a aparência do couro por mais tempo, por exemplo. Ah, e tem mais: no mercado, é possível encontrar modelos de diferentes estilos, cores e formatos por um preço que cabe no seu bolso!

Agora que você já sabe como limpar estofados, coloque nossas dicas em prática e faça com que eles durem muito mais tempo com uma aparência bem preservada e bonita!

Aproveite também e descubra como acertar na decoração de quarto pequeno para deixar o seu lar cada vez mais aconchegante! <3

Deixe um comentário

Share This