Como acertar na sua decoração de quarto pequeno? Descubra!

  • Home
  • Decoração
  • Como acertar na sua decoração de quarto pequeno? Descubra!

Não há como negar: imóveis com metragem reduzida estão em alta, sendo cada vez mais comuns tanto para quem deseja morar de aluguel quanto para aqueles que sonham em comprar a própria residência. Acontece que, para muitas pessoas, tal característica é um verdadeiro pesadelo!

Isso porque elas ficam em dúvida sobre como fazer a decoração de quarto pequeno com estilo sem deixar a desejar em funcionalidade e organização. Se você também tem esse receio e acha que se trata de uma tarefa quase impossível, não se preocupe!

Neste artigo, vamos conferir várias dicas para aproveitar melhor o espaço e torná-lo muito mais agradável e convidativo. Continue a leitura e anote tudo! 😀

Não exagere na quantidade de móveis

Nossa primeira sugestão é bem simples: lembre-se de que o seu quarto é um local para descanso, relaxamento e repouso. Portanto, não há motivo para sobrecarregá-lo com móveis que não terão utilidade no dia a dia, principalmente se o espaço for reduzido, não é mesmo?

Afinal, essa atitude só vai contribuir para aumentar o aperto e a bagunça no lugar, deixando-o esteticamente feio e desconfortável. :/

Portanto, o ideal é que o recinto tenha, além da sua cama, o guarda-roupa e uma escrivaninha (ou seja: apenas o necessário). Já como complemento para ajudá-lo a organizar seus itens pessoais, uma boa alternativa é contar com prateleiras e nichos.

Invista em uma cama multifuncional

“Certo, entendi. Porém, eu tenho muitos itens de vestuário, roupas de cama e banho, calçados e acessórios (como malas e mochilas). E se eu ficar sem espaço para guardar tudo isso?”, você deve estar se questionando — e com razão. Nesse caso, vale a pena investir em um modelo de cama multifuncional. 

O motivo é que ela foi pensada justamente para otimizar ambientes pequenos como o seu quarto e, assim, facilitar o dia a dia. Tanto é que sua parte inferior conta com gavetas e até baús que permitem guardar e organizar itens com rapidez, praticidade e, principalmente, sem desperdiçar nenhum centímetro.

Instale a TV na parede

Você é do tipo que não abre mão de ter uma televisão no quarto para assistir a novelas, filmes e seriados diariamente antes de dormir? Sem problemas!

Porém, é preciso estar atento à disposição do aparelho no cômodo, já que incluir um painel, um rack ou mesmo uma estante apenas para ter onde colocar a televisão pode ser um verdadeiro tiro no pé e sobrecarregar (muito!) o ambiente.

Saiba que a melhor saída é instalá-la diretamente na parede, com o auxílio de um suporte — que pode ou não ser articulado, dando a possibilidade de movê-la.

Assim, você aproveita o máximo de espaço e evita justamente o que falamos no item anterior, que é sobrecarregar o ambiente com móveis os quais, embora não pareçam, são totalmente dispensáveis.

Aposte em espelhos 

Outra dica excelente — e bastante conhecida no universo do design de interiores — para a decoração de quarto pequeno é apostar em espelhos. Isso porque eles têm a capacidade ampliar o recinto e, de quebra, torná-lo mais iluminado, já que refletem a luz. Legal, não é mesmo?

Ah, e você pode escolher entre revestir a superfície dos móveis com tais peças (como as portas do guarda-roupa, que é uma das opções mais frequentes e populares) ou, simplesmente, colocá-las na parede.

Neste último caso, vai uma sugestão: se a parede for alta, é interessante instalar um único modelo vertical, que a cubra por completo até a linha que marca seu fim e o início do forro — o chamado pé-direito. Dessa forma, o espelho duplica o espaço e gera um efeito óptico de continuidade.

Adote plantas de porte pequeno no quarto

Não é porque estamos falando de decoração de quarto pequeno que precisamos excluir a possibilidade de ter uma ou mais plantas no recinto, viu? Ao contrário do que muitos pensam, elas são mais do que bem-vindas, desempenhando um papel essencial para garantir a pureza do ar e a qualidade do seu sono, já que reduzem o estresse e a ansiedade.

Sem falar que o verde sempre alegra, traz dinamismo e, ainda, perfuma o ambiente de maneira natural! Contudo, a recomendação aqui é ser esperto e optar por espécies de porte compacto, que não ultrapassem os 20 centímetros.

Assim, as plantinhas podem ficar em uma prateleira, sobre o criado-mudo ou em um canto da escrivaninha. Algumas sugestões são:

  • família das suculentas;
  • alfazema;
  • lavanda;
  • aloe vera;
  • hera;
  • jade.

Evite poluir o cômodo com muitos acessórios decorativos

Além do que já foi dito, tenha cuidado para não pesar a mão na quantidade de acessórios decorativos. Isso vale especialmente para quando se trata daqueles que vão ficar pendurados nas paredes do quarto. 

Afinal, é normal que você queira usar quadros, telas, flâmulas, pôsteres, itens de tapeçaria e afins para dar personalidade à decoração do cômodo e deixá-lo, de fato, com a sua cara — o que, acredite, não é errado! Isso sem falar, é claro, nos demais objetos (como souvenirs de viagem, livros, CDs, pequenas esculturas e letreiros) que ficam expostos sobre os móveis.

Contudo, o excesso de peças e informações em um espaço que é reduzido acaba provocando uma poluição visual. Como consequência, passa-se a sensação de desorganização, abafamento e, em alguns casos, até mesmo entulhamento.

Portanto, o mais indicado é fazer uma seleção dos acessórios que realmente valem a pena ser inseridos na decoração, seja pelo valor sentimental ou por reforçarem o estilo adotado (boho, industrial, rústico, retrô etc.). Depois, centre-os, por exemplo, nas prateleiras e nos nichos.

Gostou de nossas dicas para decoração de quarto pequeno? Então, é hora de, como diz o ditado, colocar a mão na massa e repaginar esse ambiente! Se estiver com dúvidas sobre como transformar e otimizar os demais cômodos do seu lar, não marque bobeira e conte com um serviço de decoração on-line, que vai ajudá-lo com soluções funcionais, práticas e econômicas!

E, caso queira ficar por dentro de mais macetes, sugestões ou truques para deixar sua casa sempre impecável, já sabe: basta assinar nossa newsletter! <3

Deixe um comentário

Share This